Prefeitura de Conceição do Jacuípe perdeu arrecadação e não vai atingir meta

Conceição do Jacuipe - Berimbau

Nesta sexta-feira, 29 de agosto de 2023, foi realizada na Câmara de Conceição do Jacuípe a Audiência Pública do 2º quadrimestre, onde são avaliados o cumprimento das Metas Fiscais da Lei de Diretrizes Orçamentárias, onde a representante da prefeitura, Carla Celi, apresentou os dados do quadrimestre com números até agosto.

Segundo a explanação da Srª Carla Celi, a previsão orçamentária da prefeitura era a mais de 185 milhões para o ano de 2023, porém até agosto deste ano arrecadou, 99 milhões, o que representa 53% do previsto, e como já falta pouco para o final do ano, a previsão é o não cumprimento da meta.

Das arrecadações da prefeitura os que mais arrecadaram foram as taxas com 88% do valor, ISS, 66% e IPTU, porém todas estão a menor, sendo pouco o tempo restante para o final do ano.

A representante da Prefeitura, Srª Carla alertou que a receita (entrada de recursos) caíram, porém as despesas da prefeitura aumentaram.

Existem varias fontes de recursos que foram abordados na audiência, como empréstimo, FUNDEB, convênios e outros, sendo que a Vereadora Flávia perguntou sobre se os recursos vindos de fora, que entrarão, para a educação podem ser usados na deficiência do setor como merenda e outros. Ao que a Srª Carla informou que podem e já informou a prefeita desta situação.

O Vereador Bruno Nery perguntou sobre onde este valor a mais da educação pode ser usado; fardamento, bens matérias, geladeira...?

Vereador Rafael pergunta se a prefeitura esta apta para pagar o pessoal da educação com o valor que tem a mais, pois este recurso só pode ser usado na educação. A Srª Carla afirmou que sim.

Vereador Rafael perguntou sobre valores que tem para investir na educação.

Os valores que tem para se investir na educação nesses meses restantes são somados mais de 4 milhões.