Ilton Gomes pede estatua de Jorge Amado no Picado de Conceição do Jacuípe

Conceição do Jacuipe - Berimbau

O escritor, poeta e professor Ilton Gomes esteve na Câmara de Conceição do Jacuípe nesta quarta-feira, 23 de agosto de 2023 e fez pedidos aos Vereadores da cidade que seja colocada uma estatua de Jorge Amado no Picado de Conceição do Jacuípe.

Como conjacuipense nato, o poeta Ilton Gomes tem a cidade como um tema base de suas poesias, inclusive com um livro de homenagens a personagens de Conceição do Jacuípe publicado.

Atualmente ele esta na publicação de seu quarto livro, sendo que ele também solicitou que seus livros sejam distribuídos nas escolas da cidade como forma de valorizar e incentivar o fomento da cultura de Conceição do Jacuípe (Berimbau).

Jorge Amado já esteve em Conceição do Jacuípe, no Picado por ocasião da gravação do filme de 1999, Tieta do Agreste, onde ele gravou a cena inicial do filme.

Abertura de "Tieta do Agreste" com a participação de Jorge Amado lendo o primeiro parágrafo do livro de sua autoria, que inspirou o filme. Dirigido por Cacá Diegues em 1996.

O Professor Poeta Ilton Gomes distribuiu uns brindes doados pelo comercio local a presentes na sessão.

Foi feita a leitura do poema Escola do São Francisco, onde a inspiração aconteceu justamente na Praça do Picado, aproveitando o ensejo para pedir a revitalização da nossa memória.

Aberta a fala para os Vereadores, o Vereador Edinaldo (Didi) fez elogios ao Poeta Ilton Gomes, orientado sobre a Lei Paulo Ricardo e a busca da Secretaria Municipal de Cultura para o apoio neste seu projeto, oferecendo também seu apoio pessoal.

O Vereador Oseas se alegrou com o um conjacuipense nato, filho de um pedreiro conhecido como Jorge de Maria Catingueira esta com esse sucesso, reconhecido na Bahia toda.

Também o Vereador Oseas lembrou do filme Tieta do Agreste, gravado no Picado na gestão do Prefeito João do Feijão.

A Vereadora Flávia elogia o poeta Ilton Gomes, colocou a disposição a sua ajuda e orientou a procurar a prefeitura sobre a construção da estatua de Jorge Amado, alegrando-se com o registro de Conceição do Jacuípe em seus livros e solicitou que seja também colocado as festividades da cidade em seus livros.

Ilton Gomes lembrou e agradeceu a Moção de Aplauso concedida pela Câmara de Conceição do Jacuípe que é que grandíssima estima dele e comentou sobre seu livro que sairá neste final de ano de 2023, onde estará os festejos juninos nele.

No final da apresentação na Câmara o Professor Poeta Ilton Gomes agradeceu a todos e relatou que recebeu convite da Fundação Pedro Calmon, apoio da Secretária do Estado SECULT, esta escrevendo um livro sobre o Rio Vermelho em Salvador e esta no tramite da Lei Paulo Ricardo no aguardo de resposta da secretaria do município.