Prefeitura de Conceição do Jacuípe emite nota de esclarecimento sobre caso de assedio sexual

Conceição do Jacuipe - Berimbau

A policia Civil de Conceição do Jacuípe fez a prisão de um elemento que estava praticando assedio sexual no dia 23 de março de 2023, porém esse fato ganhou mais repercussão quando publicado detalhes em grandes mídia, o BATV e o G1 Bahia, devido a isso a prefeitura publicou uma nota de esclareci emento sobre o fato.

NOTA DE ESCLARECIMENTO


A Prefeitura Municipal de Conceição do Jacuípe, através da Secretaria de Assistência Social, após tomar conhecimento da exibição de uma reportagem no telejornal “BATV”, da TV Bahia e, também, da notícia veiculada no portal de notícias G1 Bahia com o título “Servidor público é preso na Bahia por exploração sexual de adolescentes; suspeito ameaçava cortar benefício social de vítimas” ambos anunciados no dia de hoje (11/04), vem por meio desta nota esclarecer:

1- O citado, referido pela notícia e reportagem como suspeito, foi nomeado como “assistente da Secretaria de Assistência Social” e, por isso, as funções do seu cargo não lhe oferecia acesso às informações que a reportagem apresenta.

2- A gestão municipal, ao tomar conhecimento da denúncia feita e do demais procedimentos próprios das autoridades judiciais, que tramita em segredo de justiça, colabora com a investigação e exonerou o citado conforme o decreto nº128/2023 que está divulgado no Diário Oficial do Município, no dia 23 de março de 2023.

Por fim, reiteramos o compromisso com a vida humana, em todos os seus estágios, sobretudo, com um olhar de esperança para os vulneráveis, e luta, a cada dia, com todas as suas forças, para uma cidade melhor, pois, como diz uma conhecida canção no nosso município “Conceição do Jacuípe, meu paraíso, minha paz”.

Aline Magalhães de Freitas
Secretária de Assistência Social
(decreto 385/2021)

Ministério Público da Bahia — Foto: Arquivo Pessoal Abaixo a materia transcrita do G1 Bahia

Servidor público é preso na Bahia por exploração sexual de adolescentes; suspeito ameaçava cortar benefício social de vítimas

Homem aproveitava situação de vulnerabilidade social dos adolescentes para atraí-los para a exploração sexual.

Um servidor público de Conceição do Jacuípe, cidade a cerca de 100 km de Salvador, foi preso por explorar sexualmente ao menos cinco adolescentes com idades entre 14 e 17 anos. O acusado foi denunciado à Justiça pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), na segunda-feira (10/04/23).

Nesta terça-feira (11), o g1 entrou em contato com a Prefeitura de Conceição do Jacuípe, que se limitou a informar que o homem, de 35 anos, trabalhava na Secretaria Municipal de Assistência Social e foi exonerado. O cargo que ele ocupava não foi divulgado pela gestão.

De acordo com o MP-BA, o acusado – que foi preso em 23 de março – se aproveitava da função pública para ameaçar expor fatos íntimos e retirar os benefícios sociais das famílias das vítimas que denunciassem o crime à polícia.

Como o crime era praticado?

Os crimes de exploração sexual e ameaça começaram a ser cometidos continuadamente em 2022. Desde então, o ex-servidor público usava aplicativos de mensagens e redes sociais para atrair adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

O acusado oferecia dinheiro e vantagens econômicas para as vítimas que praticasse os atos libidinosos com ele. A Promotoria de Justiça Social do MP-BA detalhou que a situação vulnerável das vítimas impediu e dificultou que elas abandonassem ou denunciassem a situação de exploração sexual.

Além disso, os adolescentes eram constantemente ameaçados por ele. Em um dos casos, o homem chegou a ameaçar agredir uma das vítimas, caso o adolescente se recusasse a praticar os atos sexuais. Ele está detido por prisão preventiva, e o MP-BA tenta judicialmente a manutenção da prisão.