Prefeitura de Conceição do Jacuípe encerra contrato com empresa de lixo devido a despejo irregular

Após circulação de vídeo de vereadores denunciando o despejo irregular de lixo feito pela empresa contratada emergencialmente para a limpeza urbana do município, a prefeita de Conceição do Jacuípe, agiu rapidamente, desfez o contrato emergencial e instaurou uma comissão para apurar os fatos, publicando a decisão no diário oficial deste dia 08 de abril de 2021.

Pelo contrato original junto a empresa, como exige a lei, existia a cláusula que o descarte do lixo deveria ser em aterro sanitário. Sendo que lixões estão devem ser interditados. Lembrando também que a própria prefeita Tânia Yoshida em sua gestão anterior, foi a primeira a interditar um lixão na região.

Devido ao fato gravíssimo a ser apurado em por menor, a prefeitura estará assumindo a limpeza urbana até que, após licitação, outra empresa de coleta de lixo tome o lugar da anterior.

Imagem do flagrante dos vereadores de Conceição do Jacuípe no lixão de Coração de Maria, tiradas de redes sociais. Abaixo as publicações do diário oficial.

Não é incomum o descarte irregular em lixões que deveriam estar interditados (crime ambiental). Notadamente o lixão de Coração de Maria do Retiro, já foi alvo de varias denuncias, porém este flagrante dos vereadores de Conceição do Jacuípe, pode fazer com que todos os demais caminhões de lixo, deixe de cometer este crime ambiental.

O JacuipeNoticias esteve no local em 2013 e verificou que a situação continua igual a tual em 2021.

Já em Amélia Rodrigues o lixão foi desativado em 2015, (click) porém, o Vereador Irajá denunciou um descarte irregular de lixo feito por uma prestadora de serviço da Via Bahia em 2017. Confira as matérias nos links abaixo.


Lixão de Coração de Maria
Continua ativo e representando
sérios riscos

Dezembro de 2013

Vereador Irajá denuncia
derrame de lixo na BR-324
em Amélia Rodrigues

Março 2017