Conceição do Jacuípe conclui programa de requalificação para os profissionais da saúde

Após mais de um mês reunindo trabalhadores do setor de saúde em um amplo ciclo de palestras e procedimentos práticos sobre requalificação profissional, a Secretaria de Saúde de Conceição do Jacuípe encerrou o "Programa de Capacitação: um olhar multidisciplinar", que abordou vários aspectos relacionados ao segmento, como urgências, emergências, atenção básica, entre outros.  

Os profissionais foram treinados em palestras e ações práticas que aconteceram no teatro Wilson Rocha pelas manhãs e tardes. Participaram do treinamento cerca de 100 profissionais de saúde, entre membros das equipes do Hospital ACM e do SAMU 192, enfermeiros e médicos das Unidades de Saúde da Família (USF), Equipe do Melhor em Casa, além da Equipe do SAMU 19.

Durante o treinamento, foram abordados temas relevantes para o setor, como "Urgências e Emergências Clínicas nos Pacientes Adultos", "Interpretação de exames laboratoriais na rede de atenção básica", "Manipulação com Drogas Vasoativas", "Emergências Pediátricas e Neonatais no contexto hospitalar e APH", "Cuidados Integrados à Criança na Atenção Básica: Bases no AIDPI", e "Interpretação de exames laboratoriais na rede básica".

Foram também realizadas palestras sobre "Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida: Com Ênfase nos Pacientes com Covid-19", "Atendimento Primário ao Paciente Politraumatizado no contexto hospitalar e APH", "Aspectos gerais de Biossegurança", "Manejo frente as principais Emergências Obstétricas no contexto hospitalar e no APH", "Assistência de Pré-Natal: Uma Abordagem na Atenção Básica", "Manejo do Choque no Pré e IntraHospitalar: Choque Hipovolêmico, Séptico e Cardiogênico".

E ainda "Urgências Neurológicas: AVC, HIC e Crise Convulsiva", "Incidente com Múltiplas Vítimas", "Prática simulada para realização de sondagens", "Punção de Acesso Periférico, Punção de Jugular Externa e Inserção de Máscara Laríngea", "Manejo Integral das IST", "Rastreio do Câncer de Colo de Útero: Da Coleta à Interpretação de Laudos", e "Assistência ao paciente em ventilação não invasiva e invasiva, e cuidados no cenário da IOT".

De acordo com a coordenação do programa de requalificação, "foi satisfeita plenamente a intenção da iniciativa, que era a de requalificar o pessoal, tornando-os multiplicadores das informações passadas nas palestras, pois eles serão os responsáveis de repassar os ensinamentos para o restante das equipes".

A requalificação do setor da saúde é uma iniciativa que tem marcado a atual gestão da prefeita Tânia Yoshida, que possui diversos projetos e frentes de trabalhos para melhorar consideravelmente esses serviços. "Vamos fazer com que a saúde de Conceição do Jacuípe seja auto-sustentável e se transforme em referência para toda a Bahia e traga orgulho para todos nós", disse a prefeita, salientando a importância de que  os profissionais de saúde estejam sempre atualizados, uma vez que são pessoas que trabalham com vidas humanas.

Fonte: ASCOM (XXV/III/MMXXI)