PREFEITO DE AMÉLIA RODRIGUES CONCEDE ENTREVISTA CONTANDO O QUE ENCONTROU ASSIM QUE ASSUMIU O CARGO

João Bahia entrevistado na Rádio Mix 89,9

Prefeito do município de Amélia Rodrigues, o auditor fiscal do estado aposentado, João Bahia, que também já exerceu o cargo de  vice -prefeito na cidade no primeiro mandato do ex-prefeito Toinho do PT, concedeu nesta quarta-feira (16/06/21) uma entrevista ao radialista Maguila Sam da Mix FM de Conceição do Jacuípe.

Na ocasião, Bahia como é conhecido de todos ,contou o que encontrou e as dificuldades que passa para conseguir administrar o município. Segundo o prefeito a herança que recebeu do seu antecessor não poderia ser pior: dividas com encargos sociais, que comprometem as receitas e débitos com fornecedores chegando ao ponto do chefe do executivo municipal aconselhar os credores a acionar a justiça para receberem.

O prefeito contou também que recebeu a visita da Receita Federal com um possível bloqueio de recursos como o Fundo de Participação (FPM) o que sem sombra de dúvidas inviabiliza em muito a administração, até porque qualquer forma de negociação não poderá passar de 60 meses.

Herança Maldita:

João Bahia lamentou que a o comercio local e os funcionários amargaram o que se pode chamar de uma “herança maldita, ” quando no final do ano os salários não foram pagos. O que forçou ter que negociar  com a classe para pagar em 12 vezes, o que se fez um  acordo com esforço para quatro vezes.

NÃO ENCONTRAMOS PATRIMONIO: Respondendo a situação de como encontrou ao patrimônio da prefeitura João Bahia disse que contratou uma auditoria para saber a situação dos bens do município, uma das maiores surpresas foi  de que foram compradas a pouco tempo 40 bombas para poços artesianos e que só foram encontradas somente 17 dos equipamentos.

A cidade não tem credito e 58% da receita está comprometida com a folha de pessoal. Pagamos mais de 2 milhões de reais de despesas que não poderia deixar de executar, senão a cidade parava. Lixão, contas de energia, água, internet. Lavanderia com roupas da Secretaria de Saúde, tudo com pagamentos atrasados. Máquinas e equipamentos como uma patrol que se encontra quebrada em uma oficina. Precisamos entrar na justiça para rever essas maquinas.

Bahia alega também que o ex gestor recebeu o município das mãos do então prefeito Toinho do PT, com as finanças enxuta, a exemplo como  dinheiro em caixa e funcionários com salários em dia, coisa que com ele foi o contrário. Na ocasião o prefeito agradeceu a todos os deputados que destinaram emendas para o município, o que facilita no momento o andamento de algumas obras na cidade. Questionado sobre a empresa Via Bahia no que diz respeito às dificuldades da população ameliense sobre os transtornos de locomoção de um lado para o outro da cidade, João Bahia disse ser uma luta de todos os prefeitos, mas que já tem agendado encontros em Brasília para equacionar o problema.

DEFICIT DE INFRAESTRUTRA: Segundo o prefeito João Bahia, nenhum prefeito do seu município pensou no futuro. Citando e elogiando a colega vizinha Tania Yoshida, que investiu no progresso de Conceição do Jacuípe ,o que fez a cidade subir  no conceito, enquanto que, Amélia Rodrigues no mesmo período desceu. Haja vista que Berimbau ostenta um índice muito melhor que o seu município que é de 1.4, o que faz com que a sua receita chegue a apenas  cerca  de 5 milhões de reais. 

Finalizando a conversa com o assunto sobre a DEMARCAÇÃO TERRITORIAL, onde existe um grande impasse entre os municípios vizinhos como Santo Amaro e Conceição do Jacuípe,o prefeito Bahia foi direto e objetivo, respondendo que o seu município vem sendo penalizado a décadas desde  a extinção da lavoura açucareira. Alegando o mesmo que quando as usinas fecharam, o que era a principal riqueza e prosperidade do município deixou um lastro de pobreza. Lembrando também Bahia que o seu maior índice de arrecadação de impostos está centralizado exatamente na área em destaque, que é entre o Posto São Luiz e o Restaurante Café da Manhã. Salientou o prefeito “É o pouco que temos, jamais abrirei mão”.

“Apesar de tudo isso estamos arrumando a casa.” Finalizou o chefe do poder executivo do município de Amélia Rodrigues, João Bahia. Entrevistado na rádio Mix pelo programa Maguila Sam,na quarta feira,16.06.21

Por José Pereira Quirino