Prefeitura de Conceição do Jacuípe recebe mais 200 doses da vacina de Oxford e intensifica vacinação no município

Uma semana após ter recebido 300 doses da CoronaVac e ter iniciado imediatamente, a vacinação contra a COVID-19 em Conceição do Jacuípe,a Secretaria de Saúde já imunizou 52 pessoas, todos integrantes da linha de frente de enfrentamento à pandemia. Ontem (dia 25) o município recebeu mais 200 doses, dessa vez da vacina de Oxford, feita em parceria com o laboratório AstraZeneca.

De acordo com Jamille Santana dos Reis, da Vigilância Epidemiológica municipal, o município vai esgotar todas as doses recebidas anteriormente para só depois passar a utilizar as vacinas da Oxford, que tem características diferentes da primeira: enquanto a segunda dose da CoronaVac deve ser aplicada em até quatro semanas, a da Oxford pode ser aplicada em até três meses.

Jamille explica que embora a princípio o processo de vacinação pareça estar caminhando com lentidão, isso se deve à necessidade de se coletar cuidadosamente todos os dados das pessoas vacinadas a fim de se ter um controle mais rigoroso e evitar que ocorra algum tipo de fraude. Ela adiantou que a partir de agora vai intensificar o processo e estima poder vacinar todos os profissionais envolvidos no combate à covid, o equivalente a 130 pessoas, até quarta-feira para poder iniciar a vacinação dos idosos que estejam acamados e concluiraté sexta-feira para em seguida vacinar os demais idosos com prioridade, acima de 75 anos.
A Secretaria já fez um levantamento preliminar e chegou a um número de 400 idosos e recomendou que todos os que se encontrem nessa situação procurem a Secretaria de Saúde, no Posto do Centro, para se cadastrar e se habilitar a receber a vacina. “Nós recebemos uma lista defasada da administração anterior com relação à quantidade de idosos do município e precisamos atualizá-la para podermos realizar o trabalho satisfatoriamente”, disse Jamille.
A responsável pela Vigilância Sanitária apela para que a população não tenha medo de se vacinar, pois a vacina é segura, eficaz e não apresenta efeitos colaterais. Ela alerta para o fato de que, embora os esforços estejam concentrados na vacinação contra o coronavírus, as demais vacinas estão sendo ministradas normalmente nos Postos de Saúde, com exceção da BCG e anti-rábica que só são oferecidas no Posto do Centro.