Conheça a trajetória política e empresarial de Fernando Ataíde

Conceição do Jacuipe - Berimbau

Residindo em Amélia Rodrigues há quase quatro décadas, Fernando Ataíde iniciou sua trajetória em nosso município através de atividade comercial, sendo proprietário da antiga Farmácia Borges.

Ao longo desse tempo, se enveredou por diversas outras atividades, até fundar em 2017 a FTE Empreendimentos Imobiliários, onde atua no presente como um dos empresários mais promissores da cidade.

Em meados da década de 1990 iniciou a sua vida na política local. Foi candidato a vice-prefeito na chapa do memorável Antônio Pinto, não obtendo êxito naquele momento e exerceu, posteriormente, dois mandatos na Câmara Municipal, nos períodos de 1997 a 2000 e entre 2001 a 2004, o que foi um grande feito, uma vez que não sendo natural de Amélia Rodrigues, nunca teve família numerosa morando na cidade e nunca precisou transferir títulos de fora, como é prática de muitos legisladores… a sua eleição foi fruto da sua própria trajetória e dos serviços prestados em diversas áreas.

Seus mandatos sempre estiveram comprometidos com o desenvolvimento social e econômico do nosso município, tendo sido autor de projetos relevantes e emissão de comendas a pessoas renomadas na Câmara de Vereadores. Foi também um grande incentivador da organização da sociedade civil, fundando ao lado de outras figuras relevantes do comércio e da política local, a Associação dos Moradores de Amélia Rodrigues e participando ativamente do Sindicato dos Produtores Rurais de Amélia Rodrigues, onde exerceu diversas funções, inclusive a de presidente.

Seu comprometimento com o município e com os seus moradores nunca esteve atrelado apenas a cargo eleitoral. Prova disso é que quando esteve no SENAR, no SEST e no SEBRAE, trouxe diversos cursos de formação e capacitação profissional, somando mais de 200 cursos proporcionados para Amélia Rodrigues e região, beneficiando um total de 2000 pessoas a exemplo do curso de Alimentação Alternativa, Corte e Costura, Direção Defensiva, Embutidos e defumados, Laticínios, Traçado em fibra, Doces e cocadas, entre outros.

No início dos anos 2000 presidiu a Associação Comercial de Amélia Rodrigues, reafirmando o seu compromisso com os empreendedores locais, fazendo um excelente trabalho de articulação diante do governo do Estado e as Federações das Associações Comerciais.

Durante as quase quatro décadas desde que escolheu Amélia Rodrigues para ser o seu lar, o local onde reside, onde criou seus filhos, onde investe e paga impostos e onde sempre fez questão de manter os seus empreendimentos, Fernando Ataíde vem prestando serviços relevantes para toda a população. Sempre se empenhou em buscar parcerias para fazer nossa cidade avançar cada vez mais.

Com o apoio da Usina Aliança, fez a estrada da Cajá, que era uma reivindicação antiga dos moradores da localidade, nunca feita por nenhum prefeito que passou pelo município. Conseguiu também a reforma da Igreja Católica de São Bento, através de parceria com o governo do Estado e a empresa Ortobom, e a rede elétrica de diversas localidades que contribuíram fortemente para o desenvolvimento de São Bento do Inhatá e de Amélia Rodrigues como um todo.

Na área do Esporte e Lazer também sempre foi um grande entusiasta, valorizando e incentivando os valores culturais locais, realizando diversas cavalgadas e a Festa do Cavalo, que por anos movimentou o calendário de eventos do nosso município. Estrelas do cenário regional e nacional passaram por Amélia Rodrigues abrilhantando uma festa que tinha a cara da nossa cultura, em um município onde predomina a área rural.

Atualmente, tem se dedicado no ramo do empreendedorismo imobiliário, onde também contribui para o crescimento da cidade, seja pagando impostos e tributos, como também colaborando para o desenvolvimento fundiário do município através de 3 (três) loteamentos nas localidades da Volta e do Canto Verde/Bolandeira, em que contribui para que o município soltasse de 1500 matrículas registradas no Cartório de Registro de Imóveis para aproximadamente 3000 matrículas.

Só dá FTE Empreendimentos temos mais de 500 matrículas, o que contribui para o desenvolvimento e arrecadação do município, através de imóveis regulares, onde garantimos infraestrutura, a exemplo da rede de energia, rede de água e meio fio, além do pagamento do IPTU cobrado anualmente.