Conceição do Jacuípe promove programa de capacitação para profissionais de saúde

A Secretaria de Saúde de Conceição do Jacuípe iniciou nessa quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021, no teatro Wilson Rocha, o “Programa de Capacitação: um olhar multidisciplinar”, que consiste em um ciclo de 18 palestras de requalificação abordando vários aspectos do setor como urgências, emergências, atenção básica, entre outros, para cerca de 60 a 100 profissionais de saúde, médicos, enfermeiras, técnicos e condutores do SAMU que trabalham em emergências e PSFs da rede de saúde e que vai se estender até o mês de março próximo.

De acordo com a coordenação, “a intenção em fazer a capacitação é requalificar o pessoal, tornando-os multiplicadores das informações passadas nas palestras, pois eles serão os responsáveis de repassar os ensinamentos para o restante das equipes”.

Com o tema “Urgências e Emergências Clínicas nos Pacientes Adultos”, a palestrante convidada, a experiente enfermeira Maiza Macedo, coordenadora de Saúde da região de Feira de Santana, deu uma verdadeira aula sobre todos os procedimentos relativos ao atendimento a pacientes com parada cardíaca respiratória.

Ao abrir o evento, o secretário de Saúde de Conceição do Jacuípe, Daniel Freitas Ribeiro, agradeceu a presença de todos, salientando ser uma capacitação dessa natureza “um vetor importante para aperfeiçoar o conhecimento de muitos e trazer conhecimento a outros”, ressaltando ser o foco principal o de trazer excelência à saúde de Conceição do Jacuípe.

Confessando possuir profunda admiração pela capacidade da palestrante, a voluntária designada Mitsue Yoshida ressaltou ser a requalificação do pessoal da saúde uma iniciativa que sempre buscou e aprovou em todas as vezes que esteve à frente da Secretaria de Saúde do município. “Precisamos estar atualizados, sobretudo para as pessoas que trabalham com vidas humanas”, ressaltou.

Mitsue lembrou que o setor da saúde vem sendo alvo de inúmeras queixas por parte de vários segmentos da população nos últimos anos e que a prefeita Tânia Yoshida possui diversos projetos e frentes de trabalhos para melhorar consideravelmente esses serviços. “Vamos fazer com que a saúde de Conceição do Jacuípe seja auto-sustentável e se transforme em referência para toda a Bahia e traga orgulho para todos nós”, finalizou.

Ainda fizeram parte da mesa diretora Jamille Santana dos Reis, diretora de Saúde do município, Adriano Magalhães, coordenador do Núcleo de Capacitação, e Cássia Freire, coordenadora do SAMU de Conceição do Jacuípe.