Mercado da Farinha e cereais de Conceição do Jacuípe é deixado para trás em mudança para novo mercado

A gestão que sai da prefeitura de Conceição do Jacuípe (2013-2020) fez poucas ações relativo a feira livre da cidade, entretanto no final do mandato, realizou um conjunto razoável de obras, deixando algumas “pontas soltas”, como é o caso do Mercado da Farinha, que foi deixado para trás, na mudança da feira livre para novo local, o novo Centro de Abastecimento Municipal de "Berimbau".

Nesta terça-feira, 29 de dezembro de 2020, o Mercado Municipal (da Farinha) permaneceu aberto no mesmo local, a Praça Manoel Teixeira, com seus comerciantes muito preocupados com o futuro.

Foi dito que eles não poderiam ficar lá, mas também não tem espaço no Centro de Abastecimento novo, tendo, depois de negociações sido permitida a permanência deles no Mercado Municipal antigo.

Também foi comentado que os recursos para fazer o mercado da Farinha já foi liberado pelo Governo Federal, porém na placa da obra do Centro de Abastecimento estava escrito que os recursos eram da Prefeitura e não de outro local.


O Mercado de Farinha foi fundado em 1980, gerando o sustendo de muitas famílias, sendo que a farinha não pode ser comercializada em local aberto, sujeita a poeira, por isso a falta de uma estrutura compromete a comercialização e renda dos comerciantes.

No caso dos fornecedores de alimentos na Casa de Farinha, foi dito que teria de comprar um contêiner para se mudarem, coisa que extrapola os recursos dos comerciantes do local.