Um minuto de silêncio pela Nascente do Rio Jacuípe!

Pedir um minuto de silêncio pela nascente do Rio Jacuípe, foi a forma que o Vereador Oseias escolheu, nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2013, para chamar a atenção da imprensa referindo-se às condições decadentes que se encontra a nascente que da nome a cidade e também uma das origens do grande rio que abastece muitas cidades.

Confirmamos no mesmo dia as atuais condições da nascente e constatamos a gravidade da situação listada abaixo:

Esgoto desembocando constantemente na nascente do rio

A algumas gestões passadas, quando a preocupação com a natureza não era algo primordial, um prefeito de Conceição do Jacuípe (Berimbau) fez uma tubulação que despeja dejetos da praça da Palmeira diretamente na saída da nascente.

Moradores reclamam que a água suja, com cheiro de vísceras de frango descem constantemente, contudo parte deste esgoto foi quebrado com a força das enxurradas, pois o local é uma baixada, e a água chega até a invadir certas casas emporcalhando tudo com detritos de animais. Suspeita-se que algumas fossas de outras empresas da Praça da Palmeira estejam jogando seus detritos também no esgoto que desemboca na nascente.

Cobras transitam abundantemente na área

Os animais peçonhentos que têm o seu habitat no matagal circulam pela estrada, atraídos pelo calor das pedras ou pela alimentação, o certo é que se deve ter muito cuidado ao andar pelas ruas, principalmente na rua da foto acima, onde constantemente cobras transitam de um lado para outro.

Manutenção do monumento?

Segundo informações a última manutenção no monumento em forma de pirâmide foi feita a mais de quatro anos. Os sinais de desgaste são visíveis na estrutura e a placa de bronze também desapareceu.






©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

| Jacuípe Noticias |