Portal do Sertão debate sobre abastecimento de água em zona rural

O Consórcio Portal do Sertão realizou na manhã desta segunda-feira, 26 de abril de 2021,  uma reunião por vídeo conferência com os Secretários de Agricultura dos municípios consorciados e com representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural - SISAR no Ceará e das Centrais das Associações de Abastecimento de Água na Zona Rural dos municípios de Jacobina e Seabra.



Na reunião, foi apresentado pelo Sr. Helder Cortez, Diretor de Negócios do Interior da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE, o SISAR que trabalha para levar água tratada e de qualidade para as comunidades rurais do Ceará, através da perfuração de poços e entrega de equipamentos de tratamento para as associações de moradores de cada localidade, para que possam operá-las, visando esclarecer as dúvidas dos Secretários de Agricultura e/ou representantes dos municípios, sobre o funcionamento e o processo de implementação dos Sistemas de Saneamento.

O SISAR executado no Ceará é similar as Centrais de Associações localizadas nos municípios de Jacobina e Seabra na Bahia.

A reunião de hoje é resultado de uma outra reunião realizada pelo Consórcio em parceria com a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia – SIHS, para dialogar sobre a proposta de um projeto para o abastecimento de água na zona rural dos municípios consorciados.

Participaram da reunião os Secretários e/ou representantes das secretarias do municípios de Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Irará, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Tanquinho, Terra Nova e Teodoro Sampaio, além dos representantes da Central de Jacobina, Danilo Ribeiro, e da Central de Seabra, Leonardo Athayde, e da Coordenadora Geral da Câmara Temática Nacional de Saneamento Rural da Associação Brasileira de Saneamento Rural - ABES.