Estação de Tratamento de Esgoto lança água tratada (ou quase?) em nascente de rio dos Cágados em Conceição do Jacuípe

Na manhã desta quarta-feira, 13 de abril de 2016, nossa equipe, acompanhada do Sr. Alfredo Venceslau, se dirigiu a Estação de Tratamento da Vila Esperança, para confirmar as informações de que todo o processo esta transcorrendo bem, porém o que vimos nos deixou com mais duvida do que convicções.

O horário foi pouco antes das 10:00h, onde para nossa surpresa, encontramos uma equipe de funcionário finalizando uma canalização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) até a proximidade da nascente, no momento foi feita uma descarga de água. Não podemos afirmar, mas não tinha aparência de saudável a água descartada na nascente, causou-nos estranheza a cor da água, uma espuma insistente e um cheiro aromatizado.

 

Não podemos afirmar que a água esta contaminada, mas cidadãos de Conceição do Jacuípe, já pediram analise das águas do rio dos Cágado e tramites legais estão sendo tomados para que os agricultores do Oitizeiro não sejam ainda mais prejudicados.

A saída de água da ETE foi concretada e um tubo canalizou, por debaixo da terra, este transcurso da descarga da ETE, são mais de 100 metros até o despejo final na nascente do rio.

Estes aparatos dificultam a dar um parecer visível do que esta acontecendo. Confirmamos que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) esta funcionando, mas se esta funcionando eficientemente, se esta cumprindo seu papel, não sabemos.
Em virtude destas coisas o Vereador Oseas nos relatou que fará uma comissão de vereadores para irem até o local, confirmar a capacidade e eficiência da Estação.

Devido a contaminação que sofre o Rio dos Cagados, os produtores rurais do Oitizeiro já estão sofrendo com a queda da confiança nos seus produtos, as hortaliças. Nesta terça-feira, 12 de abril (dia anterior), vários agricultores tiveram seus produtos recusados na feira livre da cidade.
Para saber mais, acompanhe o desenrolar dos fatos através dos links abaixo:


©2009 Jacuípe Notícias, todos os direitos reservados

Jacuípe Noticias