Estado mobiliza escolas para avaliações de Língua Portuguesa e Matemática nos dias 24 e 27 de setembro

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) está mobilizando as escolas da rede estadual de ensino para a aplicação das provas de Língua Portuguesa e Matemáticas, nos dias 24 e 27 de setembro, pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE), que visa fortalecer as aprendizagens dos estudantes. Como parte da preparação para as provas, a SEC promoveu, neste sábado (21/09/19),  um treinamento com os profissionais e educadores que irão aplicar as provas, em todos os Núcleos Territoriais de Educação (NTE). O objetivo foi subsidiá-los com todos os detalhes técnicos e metodológicos para a aplicação das provas. A atividade, em Salvador,  aconteceu no Colégio Estadual da Bahia (Central) e contou com a participação do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.



O secretário falou sobre a importância desta ação para toda a rede estadual de ensino. "Esta é uma agenda muito positiva. É todo um processo de elaboração das provas, de aplicação e do resultado. Esta será a quinta prova do SABE, mas com avaliação externa, para ter uma maior imparcialidade,  isenção e transparência. É um preparo para que os estudantes tenham a cultura, por exemplo, de responder provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), fazer simulados e concursos para a vida profissional. Estou muito contente com a quantidade de profissionais envolvidos em toda a Bahia. Eu acompanhei, através de mensagens e fotos, o treinamento em diversos territórios. A rede está empenhada para que a ação seja bem sucedida", afirmou, ao destacar que ele será um dos aplicadores da prova SABE.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita  Brito, também falou sobre as expectativas deste processo. "A preparação dos profissionais para a aplicação para que eles saibam como conduzir o processo é muito importante para o sucesso do SABE. A partir dos resultados, vamos saber onde a SEC precisa atuar, onde focar e quais principais dificuldades e como solucioná-las", destacou.

O professor Lucas Gomes Santana será aplicador do SABE pela primeira vez e falou da sua motivação com o treinamento. "Estamos  mais preparados e seguros. Quando entendemos todo o processo, isso ajuda não só ao nosso trabalho, mas também para o aluno compreender de forma mais clara a importância dessa avaliação", disse.

Mais sobre o SABE - A prova SABE tem o objetivo de fortalecer o processo avaliativo nas unidades escolares, identificando indicadores pedagógicos que subsidiem a atuação da SEC e das escolas nos processos de aprendizagem dos estudantes. A prova SABE baseia-se na prova do Sistema de Avaliação das Educação Básica e na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é a prova nacional que gera o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Neste ano, o SAEB ocorrerá do dia 21 de outubro a 1° de novembro.

Neste contexto, a SEC disponibiliza para as escolas três instrumentos avaliativos. O primeiro é a  avaliação diagnóstica para identificar alguns conteúdos e habilidades que já foram desenvolvidos pelos estudantes, bem como os objetos do conhecimento que precisam ser fortalecidos. O segundo é a Atividade de Apoio ao Estudante, com exercícios que visam fortalecer as aprendizagens, considerando os dados obtidos no SABE, e o outro é a Avaliação Formativa, que pretende apresentar mais informações que possam subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes. Nesta avaliação, professores e estudantes devem refletir sobre o esforço e envolvimento de cada um para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

Fotos: Geraldo Carvalho

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Contato: (71) 3115 9026