Rio Pojuca área de lazer, pesca e sustendo de Conceição do Jacuípe e região

O Rio Pojuca é uma das divisórias naturais entre Coração de Maria e Conceição do Jacuípe. Suas águas, ora calmas, ora em corredeiras, são propícias para banhos e são reservatório natural de peixes, fazendo com que pescadores das duas cidades se desloquem até lá para pescar de forma artesanal ou ainda como diversão.

Na divisa Conceição do Jacuípe – Coração de Maria, Estrada vicinal da pedreira, populares fizeram uma pequena contenção, tornando o local mais comodo, onde, seguindo um controle contra a poluição, mantendo a limpeza, muitas pessoas prestigiam o lugar, principalmente nas segundas-feiras, veem pessoas de longe e de todos os meios de condução até o Rio Pojuca.

A Bacia do Rio Pojuca que esta situada na RMS (Região Metropolitana de Salvador) é a maior área de drenagem desta região, ficando sua nascente principal localizada na Serra da Mombaça, município de Santa Barbara e desembocando no Atlântico, nas proximidades da Praia do Forte.

Esta bacia engloba 22 municípios: Lamarão, Água Fria, Santa Barbara, Santanopolis, Feira de Santana, Coração de Maria, Irará, Ouricangas, Pedrão, Teodoro Sampaio, Terra Nova, Conceição do Jacuípe, Aramari, Alagoinhas, Catu, São Sebastião do Passe, Pojuca, Araças, Amélia Rodrigues, Mata de São João, Itanagra e Camaçari.

Nesta Bacia do Pojuca encontram-se grandes polos turisticos e economicos, com atividades que vão desde a agricultura, industria e até a extração de petroleo, sendo este rio uma importante alternativa de abastecimento de água.

Ainda o Rio Paramirim coopera com o Pojuca debitando suas água nele, sendo que existe o encontro dos rios nesta área. Fornecendo água, também para uma reserva consideravél da Mata Atlantica.

 

A água se ensina pela sede;
A terra, por oceanos navegados;
O êxtase, pela aflição;
A paz, pelos combates narrados;
O amor, pela cinza da memória
E, pela neve, os pássaros.

Poemas de Emily Dickinson.