Comariense acusado de atropelar jovens em Jaíba dirigia alcoolizado e sem CNH, diz delegado

O açougueiro Adauto Roberto da Silva Júnior, de 23 anos, morador de Coração de Maria, que foi preso após atropelar, provocando a morte dos jovens Wiliane Azevedo de Jesus, Rafael dos Santos Gonçalves e Ronald Soares dos Santos, na noite do último domingo (31), na BA-503 (Estrada de Jaíba), segundo a Polícia Civil, estava dirigindo alcoolizado e não possui a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além das três vítimas fatais, o motorista atropelou a motocicleta onde estavam outros dois jovens, parentes dos que morreram, deixando-os gravemente feridos. Indignados com a situação, familiares e amigos dos jovens estiveram na manhã desta terça-feira (02/08/22), no Complexo de Delegacias do bairro Sobradinho, em Feira de Santana, para cobrar justiça e a prisão do acusado no Conjunto Penal.

Foto: Aldo Matos/ Acorda Cidade

De acordo com o delegado Fabrício Linard, da 2ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, o acusado foi autuado em flagrante e encontra-se preso em uma das celas do Complexo Policial do bairro Sobradinho, à espera de uma audiência de custódia.

“Esta foi uma ocorrência lamentável, triste demais, mas o sistema de segurança funcionou bem na noite do último domingo, 31 de julho. Ele foi autuado em flagrante por ter sido já levantado naquela primeira ocasião ele não possuir habilitação e ter ingerido bebida alcoólica. Foi efetuado o teste do bafômetro, e o resultado teve a taxa de 0,73% acima do permitido legalmente, configurando assim o crime de conduzir veículo sob efeito de álcool ou substância análoga. Ele está recolhido na carceragem aqui do complexo policial à disposição da Justiça desde segunda-feira. Já foi feita a comunicação ao Ministério Público e ao Judiciário. Então aguardamos uma manifestação da Justiça sobre esse auto de prisão em flagrante, pois a justiça tem que se posicionar sobre a manutenção ou não da prisão do mesmo, independente da diligência que temos que fazer para concluir a investigação”, explicou o delegado Fabrício Linard.

O delegado explicou então que o promotor do caso fará uma análise técnica, com base na informação que tem sobre a gravidade do fato.

“Tivemos o cuidado de instruir dada a gravidade do fato, o resultado do exame de alcoolemia que foi feito, instruir os antecedentes do investigado posto que o mesmo foi preso no ano passado em agosto, na cidade de Coração de Maria, onde ele reside, por estar dirigindo também alcoolizado e fugiu da abordagem policial, desacatou a guarnição, mesmo assim foi autuado em flagrante delito, mas saiu mediante o pagamento de fiança. Então isso aí já exemplifica um pouco o histórico da personalidade da pessoa do autor. Um indivíduo que foi preso em setembro do ano passado por estar conduzindo veículo após a ingestão de bebida alcoólica, fez o teste também nessa época e agora esteve envolvido numa segunda ocorrência dessa vez mais grave, na qual resultou na morte de três pessoas”, destacou Linard.

Segundo o delegado, pode ser que o Judiciário permita que Adauto responda a esse processo em liberdade, porém é mais provável, que por garantia da ordem pública, ele seja mantido preso.

“Há possibilidade técnica de se entender que se tratou na verdade de um homicídio e não homicídio culposo no trânsito, que tem uma pena mais branda. São situações que apenas a investigação como um todo, quando ela estiver completa, dará à autoridade policial poder de fazer essa análise do indiciamento dele, qual o tipo penal seria, e uma investigação mais aprofundada para o Ministério Público ter subsídio suficiente para essa análise técnica de que ele realmente tinha capacidade na época de ter assumido a possibilidade de provocar o acidente que provocou, desde que se propôs a dirigir alcoolizado”, concluiu.

Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade